quarta-feira, 29 de julho de 2009

ENTREVISTA NO JORNAL DO ALMOÇO

Entrevista do Jornal do Almoço - RBS-TV - RS, no dia 29/07/09, sobre a questão do gênero na infância, a matéria foi feita pela jornalista Shirlei Paravisi.
Em destaque o livro da escritora Leila Pereira, O Caso dos Brinquedos Trocados, primeiro lançamento da Editora Castelo, com ilustrações de Jorge Herrmann.
Ainda existem distinções entre coisas para meninos e coisas para meninas? Em nossa sociedade, onde as mulheres atuam em atividades anteriormente tidas como exclusivamente masculinas, e onde muitas exercem duplo papel na família (de mãe e de pai), devemos construir preconceitos nas crianças, para depois desconstruí-los na vida adulta? O receio dos pais de que isto interfira na opção sexual da criança é ainda evidente em nossos dias. O fato é que, por volta dos quatro anos de idade, as crianças começam a fazer distinções entre brinquedos, brincadeiras, cores e até objetos para meninos e meninas. E isto é comprovado na rotina das escolas de Educação Infantil, muitas vezes até sendo motivo de desentendimento entre as crianças.
A literatura infantil pode ser um bom instrumento de reflexão para as crianças, sobre este tema, tão latente na infância de nossa cultura.
A entrevista pode ser conferida no You tube, acessando o link:
www.youtube.com/watch?v=P3Pt1UdNgw4

Nenhum comentário:

Postar um comentário